Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne, pois para ele a pintura deveria tratar as formas da natureza como se fossem cones, esferas e cilindros. Entretanto, os cubistas foram mais longe do que Cézanne. Passaram a representar os objetos com todas as suas partes num mesmo plano. É como se eles estivessem abertos e apresentassem todos os seus lados no plano frontal em relação ao espectador. Na verdade, essa atitude de decompor os objetos não tinha nenhum compromisso de fidelidade com a aparência real das coisas.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
O pintor cubista tenta representar os objetos em três dimensões, numa superfície plana, sob formas geométricas, com o predomínio de linhas retas. Não representa, mas sugere a estrutura dos corpos ou objetos. Representa-os como se movimentassem em torno deles, vendo-os sob todos os ângulos visuais, por cima e por baixo, percebendo todos os planos e volumes.
A tela Mulher com cafeteira pintada entre 1890-5 mostra um pouco do que foi a pesquisa pictórica de Cézanne. É relativamente óbvio o uso de formas geométricas em toda superfície do quadro. Isso se vê nos retângulos da parede de trás, no próprio formato triangular da figura feminina que é, além disso, composta por elementos circulares e trapézios; e finalmente nos cilíndricos objetos sobre a mesa. Porém, o mais interessante da busca de Cézanne foi aquilo que colocou em xeque toda a verdade da tradição pictórica ocidental, que se referia à representação da realidade externa na tela simulando nesta uma horizontalidade virtual. As pinturas anteriores funcionavam como janelas virtuais que abriam nas paredes um universo mágico de representações e simulações. Cézanne vai destruindo, pouco a pouco, esta tradição quando faz referências à superfície plana e vertical da tela. No caso da Mulher com cafeteira, toda a composição é composta por linhas verticais que desenham no quadro pequenos caminhos ascendentes. Uma das mais fortes delas é a linha que divide a pintura quase ao meio, esta aparece tanto no vestido da mulher como no vinco que divide seu cabelo. Outra linha vertical importante é a que se insinua na postura nada natural da colher dentro da xícara de café. No entanto, uma das formas mais cezannianas de mostrar a planaridade da tela se encontra no ângulo nada ortodoxo que apresenta sua mesa, não apenas neste mas em muitos quadros. Sem se importar absolutamente com as regras tradicionais da perspectiva clássica, Cézanne pinta sua mesa quase que paralela à própria tela do quadro. Longe de ser um equívoco gráfico, está é uma das soluções mais geniais de Cézanne para suas questões de representação pictórica. Eis aí a premissa básica que iria inspirar grande parte da pintura moderna posterior.
Principais características:
· Geometrização das formas e volumes;
· Renúncia à perspectiva;
· O claro-escuro perde sua função;
· Representação do volume colorido sobre superfícies planas;
· Sensação de pintura escultórica;
· Cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
O Cubismo se divide em duas fases: Analítico e Sintético
Cubismo Analítico - (1908 e 1911):
· Desenvolvido por Picasso e Braque;
· Caracterizado pela desestruturação da obra em todos os seus elementos. A fragmentação dos seres foi tão grande, que se tornou impossível o reconhecimento de qualquer figura nas pinturas cubistas;
· Os artistas trabalhavam com poucas cores: preto, cinza e alguns tons de marrom e ocre.
Cubismo Sintético/Colagem (1911):
· Essa tendência procurou tornar as figuras novamente reconhecíveis.
· Chamado de Colagem porque introduz letras, palavras, números, pedaços de madeira, vidro, metal e até objetos inteiros nas pinturas.
· Essa inovação pode ser explicada pela intenção do artistas em criar efeitos plásticos e de ultrapassar os limites das sensações visuais que a pintura sugere, despertando também no observador as sensações táteis.
Principais artistas:
Tendo vivido 92 anos e pintado desde muito jovem até próximo à sua morte passou por diversas fases: a fase Azul, entre 1901-1904, que representa a tristeza e o isolamento provocados pelo suicídio de Casagemas, seu amigo, são evidenciados pela monocromia e também a representa a miséria e o desespero humanos; a fase Rosa, entre 1904-1907, o amor por Fernande origina muitos desenhos sensuais e eróticos, com a paixão de Picasso pelo circo, iniciam-se os ciclos dos saltimbancos e do arlequim.
Depois de descobrir as artes primitivas e africanas compreende que o artista negro não pinta ou esculpe de acordo com as tendências de um determinado movimento estético, mas com uma liberdade muito maior. Picasso desenvolveu uma verdadeira revolução na arte. Em 1907, com a obra Les Demoiselles d’Avignon começa a elaborar a estética cubista que, como vimos anteriormente, se fundamenta na destruição de harmonia clássica das figuras e na decomposição da realidade, essa tela subverteu o sentido da arte moderna com a declaração de guerra em 1914, chega ao fim a aventura cubista. Podemos destacar também o mural Guernica, que representa, com veemente indignação, o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos aliados alemães de Franco, em abril de 1937, responsável pela morte de grande parte da população civil formada por crianças, mulheres e trabalhadores.
"A obra de um artista é uma espécie de diário. Quando o pintor, por ocasião de uma mostra, vê algumas de suas telas antigas novamente, é como se ele estivesse reencontrando filhos pródigos - só que vestidos com túnica de ouro."
"A Arte não é a verdade. A Arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade". Pablo Picasso
Georges Braque - (1882-1963, 81 anos):
Foi um pintor e escultor francês que juntamente com Pablo Picasso inventaram o Cubismo. Braque iniciou a sua ligação as cores, na empresa de pintura decorativa de seu pai. A maior parte da sua adolescência foi passada em Le Havre, mas no ano de 1889, mudou-se para Paris onde, em 1906, no Salão dos Independentes, expôs as suas primeiras obras no estilo de formas simples e cores puras (fovismo). No Outono de 1907, conheceu Picasso com quem se deu quase diariamente até que em 1914 devido a Grande Guerra se separaram. Braque foi mobilizado e ferido na cabeça em 1915, tendo sido agraciado com a Cruz de Guerra e da Legião de Honra. Durante dois anos, devido ao ferimento esteve afastado da pintura.
Cubismo no Brasil:
O cubismo só repercute no país após a Semana de Arte Moderna de 1922. Pintar como os cubistas é considerado apenas um exercício técnico.
Não há, portanto, cubistas brasileiros, embora quase todos os modernistas sejam influenciados pelo movimento. É o caso de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
Dos artistas brasileiros destacamos:
Tarsila do Amaral - (1886 - 1973) Apesar de não ter exposto na Semana de 22, colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois produziu um conjunto de obras indicadoras de novos rumos.
Em 1923, a artista voltou à Europa, passou pela influência impressionista e, a seguir, encontrou o cubismo. Nessa fase, ligou-se a importantes artistas do modernismo europeu, tais como Fernand Léger, Picasso, De Chirico e Brancussi, entre outros. Em 1928, deu início a uma fase chamada Antropofágica.
A ela pertence a tela Abaporu cujo nome, segundo a artista é de origem indígena e significa “Antropófago”. Também usou de temática social nos seus quadros como na tela Operários.
Abaporu (do tupi-guarani aba e poru, “homem que come”) é um quadro em óleo sobre tela da pintora brasileira Tarsila do Amaral, pintado em 1928 como presente de aniversário do escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.
Rego Monteiro - (1899-1970): Um dos primeiros artistas brasileiros a realizar uma obra dentro da estética cubista. Estudou em Paris, depois da Semana de Arte Moderna, sua vida alternou-se entre a França e o Brasil. Foi reconhecido também naquele país, tem seus quadros dentro do acervo de alguns importantes museus. Obra destacada: Cita.
Arquitetura:
O cubismo manifesta-se ainda na arquitetura, especialmente na obra de Corbusier, e na escultura.
No teatro, restringe-se à pintura de cenários de peças e de balés feita por Picasso.
Literatura:
Os princípios do cubismo aparecem na poesia. A linguagem é desmontada em busca da simplicidade e do que é essencial para a expressão. O resultado são palavras soltas, escritas na vertical, sem a continuidade tradicional.
O expoente é o francês Guillaume Apollinaire (1880-1918), que influencia toda a poesia contemporânea. Ao dispor versos em linhas curvas, torna-se precursor do concretismo.
Lendo os textos parece até que estou vendo vocês apresentando o trabalho... rsrs
ResponderExcluirAbraços.
é verdade seu emilly tambem li os texto dele e parece mesmo
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